sábado, 15 de outubro de 2011

Primeira Lei de Newton (INÉRCIA)

Basicamente existem dois estados de movimento "naturais". Eles ocorrem sem a necessidade de forças resultantes diferentes de zero agindo sobre os mesmos.
  Repouso  e  Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) 
Se um corpo estiver em repouso, e ninguém aplicar uma força sobre o mesmo, ele permanecerá em repouso indefinidamente.  Por outro lado, se um corpo estiver em MRU, e ninguém aplicar uma força sobre o mesmo, ele permanecerá em MRU indefinidamente.

Veja o enunciado da Lei da Inércia:
"Um corpo em repouso irá permanecer em repouso até que alguém ou alguma coisa aplique uma força resultante diferente de zero sobre o mesmo"

"Um corpo em MRU irá permanecer em MRU até que alguém ou alguma coisa aplique uma força resultante diferente de zero sobre o mesmo"

Pode ser que agora você esteja com a seguinte dúvida: 
E se os corpos estiverem em repouso ou em MRU, e uma força resultante diferente de zero começar a agir sobre os mesmos, o que acontecerá ?
Resposta:  Eles mudarão seu estado de movimento, dependendo de como for aplicada a força, para:
Movimento retilíneo acelerado (MRA), movimento retilíneo retardado (MRR), movimento circular uniforme (MCU), movimento circular acelerado (MCA) ou movimento circular retardado (MCR).
Mas isso você verá com mais detalhes um pouco mais para a frente.

Concluindo:  Se você souber que a soma de todas as forças* que estão sendo aplicadas em um corpo for igual a zero, somente duas situações serão possíveis.  Ou o corpo estará em repouso, ou ele estará em movimento retilíneo uniforme (MRU).
* soma de todas as forças  =  força resultante (FR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário